Depois de toda a micareta promovida em paraísos fiscais caribenhos com dinheiro de origem mais desconhecida que banda de rock independente, não sei porque ainda me impressiono com a cara de pau de alguns colegas publicitários.
O expediente de buscar sacadinha para comercial de TV em piadinhas de salão era comum. O problema é que depois da internet, todo mundo passou a ter acesso às mesmas referências e o que antes poderia soar como mérito criativo de uma agência, agora tende a ser um tremendo mico.
Ontem, no intervalo de um Flamengo X Santos que estava mais para Piraporinha X Atlético Jabaroca, assisti pela primeira vez a um comercial do Bradesco Seguros que se utiliza desavergonhadamente de uma dessas curiosidades que circulam por e-mail, mas que ninguém sabe se é verdade.
Os incêndios florestais são comuns na Califórnia e, inclusive, fazem parte do ciclo natural de renovação da floresta. Para combatê-los, normalmente são utilizados grandes helicópteros que buscam água no mar para jogar sobre o os focos de incêndio. Numa dessas viagens, um helicóptero teria capturado por acidente um mergulhador que curtia suas férias nas águas do pacífico próximas dos grandes incêndios.
A historinha reaproveitada no comercial faz parte do
Darwin Awards, um site que elege anualmente as mortes mais estúpidas do mundo e classifica esta do mergulhador como uma lenda urbana.
A propaganda, como qualquer outro trabalho que envolva criação, se utiliza de referências anteriores que os criadores julguem pertinentes para uma nova criação. Nada mais comum. A bronca neste caso específico do comercial do Bradesco Seguros, é que a história que deu origem à idéia é uma piadinha de internet (desgastada e manjada) aproveitada NA ÍNTEGRA, sem nenhum adicional de criatividade da agência. Ora bolas.
Já que o assunto é propaganda,
vejam aqui a nova campanha de incentivo ao uso de preservativos que está rolando em Portugal. E nós brasileiros achando que somos avançadinhos. Se uma campanha dessas rola por aqui ia ser um show de falso moralismo pra tudo quanto é lado.
humor paulistano mode ON ou humor dodístico mode regular?